quarta-feira, 20 de março de 2013

O que é Reeducação Alimentar?

Oi gente! 

Esse post é para as pessoas refletirem, fico aqui falando sempre em fazer reeducação alimentar,  em como eu estou comendo alimentos mais saudáveis, mas não expliquei para vocês realmente do que se trata.



Durante toda a nossa infância aprendemos o que e como devemos comer, pode até ser que nessa fase ingerimos mais frutas e legumes, mas a medida que crescemos vamos largando esses hábitos e comendo o que tiver na frente e  o que dê vontade, e esses alimentos nem sempre são saudáveis. E, sempre não são...rs

E quando já estamos mais velhos e com algum problema de saúde ou bem acima do peso, que tomamos ou não a consciência de que precisamos mudar! Não só emagrecer, até porque o número de dietas frustradas que fizemos ao longo de nossa vida, e sempre  não dá certo, não conseguimos manter o peso e ganhamos tudo de volta ou até mais quilos do que tínhamos antes.

E o primeiro passo é esse: Tomarmos a consciência da importância da alimentação para uma vida melhor, e ai descobrimos que não nos alimentamos  de forma saudável.
A Reeducação alimentar é isso! É a mudança de alguns hábitos, mas não deixar de comer tudo aquilo que gostamos e passarmos a viver só de frutas e legumes. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo o que comia antes, mas com moderação.
O ideal é que tenha o acompanhamento de um nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para mim, mas não para você. Deve-se levar em consideração o estilo de vida da pessoa, sexo, idade, peso, altura e se tem alguma doença pré-existente.
Mas, generalizando , consiste em atitudes que qualquer pessoa pode adotar para se reeducar:
  • Beber de 8 a 10 copos de água por dia
  • Evitar o consumo de alimentos industrializados e fast-food
  • Comer de 3 em 3 horas 
  • Incluir as frutas no cardápio (pode ser nos lanches)
  • Substituir o refrigerantes por sucos de frutas naturais
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar
  • Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequenas porções
  • Praticar atividades físicas.

Bom, gente, começa por ai, eu acho que cada dia que passa me interesso mais pelo e assunto, e vou mudando a cada dia. No começo da minha reeducação, eu tomava muita coca-zero (só bebia isso, exceto água, mas era muita pouca água), pois estava mais preocupada em perder peso, e como não tem calorias, eu preferia a coca zero do que suco de frutas (que tem pontos).

 Como já perdi a metade do peso até atingir a minha meta, decidi mudar de vez os meus hábitos e procurar tudo de ruim nos alimentos para me convencer de que eles fazem realmente mal. E, realmente fazem! A coca zero é um dos piores para o nosso organismo. Aboli o refrigerante da minha vida, graças a Deus. 

Mas , você não precisa ser tão radical como eu, afinal ninguém é igual a ninguém, eu decidi que não vou mais comer esses alimentos e pronto! Só vou procurar outros para que eu possa substituir. 

Um exemplo, substitui o Mc Donalds pela Subway, e quando vou eu tomo o que? Chá gelado light! É a única opção na subway, porque não tem água de coco, seria mais saudável, e não tem tanto sódio como o chá. Ainda lembro do gosto e cheiro irresistível do Big Mac, mas  decidi não comer mais, pois corresponde aos meus antigos hábitos e não aos atuais, sem falar que não fazem nada bem pra gente. Exceto à nossa gula e depressão! rs

Ainda como doces, mas bem moderadamente, quando tou com vontade, faço doce de leite (amo doce de leite!!!) na panela de pressão e como as colheres e desconto os meus pontos. Prefiro o doce de leite do que o chocolate ao leite, brigadeiro etc tem menos gordura... Antes, eu ia no chocolate e pronto! Mais prático e mais gostoso! O doce de leite daqui que fique pronto, kkk a vontade já foi quase embora, ai você até come menos...rs

Uma dica é você procurar substituições que lhe agradem, estou ainda encontrando as minhas...  Se não conseguem tirar de vez algo que goste, vá diminuindo...até  chegar no dia que você vai ver que não precisa dela tanto como imaginava, foi assim comigo com o refrigerante...

O importante é começar! Nem que seja aos poucos...
O nosso corpo agradece!

Bjokas!

Ana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário