domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os males da Coca Zero!!!

Oie Gente!

Olha eu aqui pra falar da Coca Zero (logo eu que sou viciada  estou tentando deixar de ser viciada em coca zero).
Todo mundo fala, os jornais e  as revistas publicam que beber coca-cola faz mal , dá câncer e etc. mas, quem consome (como eu, e você!) provavelmente nunca procurou ler a respeito, talvez porque não vai deixar de beber coca zero ou qualquer outro refrigerante.
Mas, vamos ler e tirar as nossas próprias conclusões, não? Afinal, aonde há fumaça , há fogo!

Sei que um refrigerante comum, tem uma quantidade absurda de açúcar e sódio. Uma lata de refrigerante comum tem o equivalente a  10 colheres de açúcar. (Um absurdo!) 

Pense aí: Você conseguiria comer 10 cubos de açúcar de uma só vez? Talvez já esteja comendo!
Em uma lata de Coca-Cola contém 39 gramas de açucar!



Então, pra quem tá dieta ou não quer se entocar de açúcar extra sem necessidade, se joga na coca- zero. Mas, vamos lá!  Será que a coca zero tb não faz mal? Lá vai eu comparar uma com a outra:


E lá vai a estupidez de sódio!!! 
O excesso de sódio traz diversos males à nossa saúde.
Como diz a reportagem do site G1 : 

 " O sódio é um elemento químico encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e quando consumido em excesso pode ocasionar várias doenças como: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais entre outras. Além do mais, o sódio está presente também em quase todas as preparações e alimentos industrializados. E é aí que mora o perigo, pois poucas pessoas têm o hábito de ler os rótulos dos alimentos.
Embutidos, sopas desidratadas, temperos prontos, enlatados, salgadinhos, macarrão instantâneo, congelados. Tudo isso e muito mais está na lista dos alimentos que mais possuem sódio na composição. Com a correria do dia a dia fica difícil não driblar a fome com esse tipo de produto. O estudante Ranieri Garcia, 22 anos, convive com essa realidade. É natural de Paracatu, no Triângulo Mineiro e foi para Uberlândia, também na região, para trabalhar e estudar. Com a falta de tempo para se alimentar direito, Ranieri recorre ao macarrão instantâneo várias vezes durante a semana. “Tem dia que chego em casa e só dá tempo mesmo de comer algo e dormir, por isso, acabo fazendo qualquer coisa de preparo fácil e rápido. Compro cerca de 20 embalagens por mês e ainda repasso algumas para meu vizinho”, contou o estudante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 2.000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, mas, de acordo com a OMS, os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade. Por outro lado, o ser humano precisa do sódio no organismo para realizar algumas funções. De acordo com a nutricionista Ana Cláudia Cardoso, o sódio contribui para a regulação osmótica dos fluídos e atua na condução de estímulos nervosos e na contração muscular.
Mas como saber qual a quantidade de sódio necessária? “É preciso olhar o rótulo do alimento e comparar o que está presente por porção em porcentagem e o que é a recomendação diária, indicada pela sigla VD. Se a quantidade de sódio for superior a 400mg em 100g do alimento, este é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde”, explicou a nutricionista.
Fique alerta aos produtos lights
Quem segue dieta e utiliza vários produtos lights acreditando que está consumindo alimentos mais saudáveis, precisa ter cuidado redobrado. “Os alimentos lights, como refrigerantes, iogurtes, bolachas, quando retirados a gordura, tem o sódio aumentado. Por exemplo, um pote de iogurte light com 170g, que parece inofensivo, esconde 122mg de sódio. Esse sódio em excesso, além de prejudicar a pressão, pode causar insuficiência renal, doenças cardiovasculares e até câncer de estômago”, alertou a nutricionista.
Famoso pão de queijo também esconde riscos
Alimentos que parecem simples escondem bem mais do que se imagina. É o caso do pão de queijo, comida típica dos mineiros. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), com nove marcar de pães de queijo, detectou elevados níveis de sódio no alimento. “Mas vale lembrar que não é o pão de queijo que vai prejudicar a sua saúde e sim um conjunto de maus hábitos alimentares e o consumo em excesso”, ressaltou Ana Cláudia.
Alternativas para reduzir o consumo de sal
Independente se a ingestão do sódio é em produtos industrializados ou no sal de cozinha, existem algumas alternativas que podem ajudar a reduzir este consumo, tais como:
- Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monosódico entre outros;
- Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos;
- Evite também o uso de gordura animal como bacon, toucinho, entre outros embutidos para preparações de alimentos saudáveis como o feijão;
- Não utilize saleiro à mesa;
- Não acrescente sal ao alimento depois de pronto.

Produtos ricos em sódio
• Temperos prontos, sopas desidratadas, caldos de carnes, catchup, mostarda, maionese, molho inglês, shoyu, manteiga/margarina com sal;
• Alimentos defumados ou submetidos a algum processo de conservação utilizando sal, como por exemplo: bacon, bacalhau, carne seca, charque, carne de sol;
• Enlatados;
• Salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos salgados, aperitivos do tipo amendoim e castanha de caju com sal;
• Queijos salgados como muçarela, provolone, queijo prato, parmesão;
• Alimentos já prontos como hambúrguer, quibe, pastel, coxinha, empada;
• Embutidos: presunto, mortadela, salsicha, atum, sardinha, salame, paio, linguiça etc."
Bom, antes eu só consumia coca cola zero, devido a quantidade absurda de açucar, agora, já com outros pensamentos e querendo ter reais mudanças saudáveis , vou tentar abolir o refrigerante da minha vida...espero conseguir meninas. Sei que é dificil, mas lembro que quando eu era criança, eu vivia muito bem só com os sucos de frutas...rs e era feliz e saudável...
Será que conseguimos dar esse passo? Alguém mais vai tentar???
Bjokas!
Ana.

2 comentários:

  1. EU TB VOU ANA!
    CONTA COMIGO E BOA SORTE PRA VOCE TB.

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  2. Obrigado pelo estudo e pelas dicas !!!

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