sexta-feira, 5 de abril de 2013

Os benefícios da fibra!

Oi Gente!!! 
Tudo bom com vocês?

Como prometido, conversamos tanto sobre fibras  e nunca foi explicado os detalhes tudo direitinho, tá aí o meu post sobre a fibra alimentar, para quê que serve, seus benefícios... 



Já ouvimos falar muito em fibras, que é bom consumir quem tem prisão de ventre, etc. Mas não nos explicam o por que né?

Bom, as fibras são uma parte dos carboidratos que não é digerida  e nem absorvida pelo nosso organismo, por isso regula o intestino, aumentando o volume das nossas fezes e acelerando a sua eliminação. Lógico que combinado com muita água.

 As principais funções da fibra estão no bom funcionamento do intestino, na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue, além de proporcionar uma sensação de saciedade. 

 A cada dia surgem novas pesquisas sobre os benefícios que as fibras podem proporcionar ao organismo. É indicada para todo mundo e não apenas só para quem tem o intestino preso. A fibra faz parte de uma alimentação saudável e completa, apesar de não ser considerada um nutriente, ela é imprescindível à saúde.  A recomendação diária para adultos saudáveis é de 20 a 40 g por dia.

Com a ingestão de fibras quais os benefícios meu organismo terá?
Saciedade - As fibras solúveis absorvem água e formam géis, permanecendo mais tempo no estômago e proporcionando maior saciedade.
Controle da glicose - As fibras promovem a liberação mais lenta e constante da glicose e ajuda a regularizar os níveis no sangue.
Diminui o colesterol - O consumo de fibras aliado a uma dieta pobre em gordura saturada e a prática de exercícios físicos diminui as taxas de colesterol sanguíneo. Isto ocorre porque as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem substâncias que normalizam a síntese de colesterol.
Contribui com o bom funcionamento intestinal - As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino e dessa forma contribuem com o bom funcionamento do intestino. Em geral as fibras promovem uma flora intestinal saudável, aumentando as bactérias benéficas e minimizando as bactérias patogênicas. Assim, ajudam a prevenir a constipação e outras doenças como o câncer por exemplo. É importante lembrar que o consumo de fibras por si só não produz efeitos se não houver uma ingestão razoável de água, cerca de 2 a 3 litros por dia.



Em quais alimentos encontro mais fibras?
As fibras estão presentes em maior quantidade em verduras, legumes, leguminosas, frutas, cereais integrais (arroz, pão, macarrão, biscoito, etc) e cereais matinais (aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, etc).
Tabela de alimentos com as quantidades de fibras presentes:
Por que é tão importante consumir fibras


Lembrando de acrescentar à tabela :

Cereal All Bran                         3/4 xícara =  11 g de fibra.                     
Cereal Fibra Mais                     3/4  xícara=  14 g de fibra.

Bjokas!



Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário