segunda-feira, 18 de março de 2013

Adoçantes

Oi Gente! tudo bem com vocês?

Esse post é uma das minhas preocupações agora, já há algum tempo estou naquela fase de me preocupar com a alimentação e fazer a RA por completo, não só de tabela visando apenas o emagrecimento.


Há tempos sei que o adoçante comum faz mal para a saúde, então estou a procura de novos adoçantes que fazem bem! Uso o adoçante há muito tempo, pois meu pai era diabético e acostumei a usar desde criança. Agora, quero trocar, mas como nunca tinha lido nada sobre o assunto, fui pesquisar na internet.

Os principais tipos



Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a uma colher de chá de açúcar. E um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar.
Um sachê de aspartame, sacarina, sucralose ou ciclamato (800 mg) tem 3 kcal, um de estévia tem 0,81 kcal e um de açúcar (6 g) tem 24 kcal.

A sucralose adoça 600 vezes mais que a sacarose, a sacarina adoça 500 vezes mais e o aspartame tem capacidade de adoçar 200 vezes mais.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a engenheira de alimentos Ana Maria Giandon, o adoçante não satisfaz nossa necessidade de glicose. Agrada ao paladar, mas o cérebro não interpreta a ingestão como a de um doce.
A substância entra e sai do organismo, pela urina, sem ser metabolizada – com exceção do aspartame. Já o ciclamato é absorvido parcialmente no intestino e depois eliminado pelo xixi.



Os adoçantes podem ser usados por diabéticos porque não necessitam de insulina do organismo. Pessoas com a doença têm deficiência na absorção desse hormônio ou o pâncreas não o produz.
A função da insulina é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, aproveitada por todas as células.


Uma boa dica é tentar se acostumar ao gosto natural dos alimentos, seja um suco de frutas ou um cafezinho.
E a redução de calorias não ocorre apenas com o uso de adoçantes não calóricos. Uma alimentação rica em fibras, cereais integrais, vegetais e carnes magras, além de atividade física regular, são os maiores aliados para manter o peso e a glicemia no nível ideal.




- Preste atenção aos açúcares e achocolatados light. Como são mais doces, ingira uma quantidade menor que o normal para economizar calorias

Dicas












  •  O açúcar não é um vilão e pode ser consumido também por indivíduos acima do peso, desde que em quantidades adequadas


  • Mas, a priori,  eu acho  que se fizermos uma alimentação balanceada  como já estamos fazendo e continuar com a nossa RA pra sempre rs, eu particularmente não acho necessário mais o uso de adoçantes não é? Já que fazem mal à saúde ou são caros... Poderíamos muito bem conviver  usando açúcar! Pode ser até o mascavo que é mais saudável, ou o mel mesmo.  Não concordam?? Bjokas!    Ana.

2 comentários:

  1. Oi, Ana! Fiquei com uma curiosidade depois de ler esse post. Tá certo que os adoçantes fazem mal, mas depois da sua pesquisa qual você acha que é o menos pior pra saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé! Olha só, os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, são naturais e sem contraindicações.

      Já o uso da sacarina e do ciclomato não é indicado! São esses que usamos, os mais baratos! A sacarina já é proibida no Canadá e o ciclamato, nos Estados Unidos, foram realizados experimentos com ratos e viram que essas substancias aumentam o risco de ter câncer. Mas, em humanos nada foi comprovado ainda... mas os médicos recomendam que diminuímos a quantidade desses produtos.

      Eu acho que vou testar um com esteviosídeo , se não for caro...não sei a quanto é que tá...Mas, o que eu queria mesmo é ir reduzindo até não consumir mais nada com adoçante ou açúcar...mas não sei se consigo! rs Bjokas!

      Excluir