quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Super Size Me - A Dieta do Palhaço.

Oi Gente!
Esse post veio na onda do Documentário Muito Além do Peso. Há anos atrás, foi lançado um outro documentário americano sobre  um repórter que se alimenta durante 30 dias  com os produtos  exclusivamente do Mc Donalds  e os efeitos deste  estilo de vida  na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida. 
É antigo, eu já assisti, mas não deixei de comer o Big Mac por causa disso... e hoje em dia me envergonho por isto! Está na hora de uma mudança, vou assistir novamente e talvez (espero!)agora com outra visão sobre a alimentação, mude de vez e faça com que todo tipo de junk food  seja banido da minha vida e dos meus (futuros)filhos.


Sinopse:

O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

Curiosidades:
Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald's três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 6,26 Big Macs) por dia durante o experimento.
Antes do início deste experimento, Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudável e magro, e media 188 cm de altura com um peso de 84,1 kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11,1 kg, uns 13% de aumento da massa corporal deixando seu índice de massa corporal em 23,2 (dentro da faixa "saudável" 19-25) a 27 ("sobrepeso"). Também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual, e dano ao fígado. Spurlock precisou quatorze meses para perder o peso que havia ganhado.
O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todo os Estados Unidos da América, que o diretor do serviço público de saúde dos Estados Unidos da América tinha declarado como "epidemia", e a correspondente demanda judicial contra o McDonald's em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram em obesas como resultado de comer alimentos do McDonald's. Spurlock disse que apesar do processo contra McDonald's ter falhado, grande parte da mesma crítica contra as companhias de tabaco se aplica as franquias de comida rápida. Embora se podia argumentar que a comida rápida, ainda seja psicologicamente viciante, não é tão viciante como nicotina.
O filme foca o Mc Donald's como um dos representantes da indústria alimentar estadunidense, que criou tamanhos exagerados de porções e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável.
O documentário foi nomeado para um Oscar na categoria de melhor documentário longa.

Assistam completo no youtube:



Vamos a luta por hábitos saudáveis meninas!!!

Bjokas!

Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário