sexta-feira, 1 de março de 2013

Lanches Inteligentes : Frutas!

Oi Gente!

Decidi compartilhar com vocês os meus lanches, escolhas mais saudáveis que me fizeram e ainda estão me fazendo emagrecer, e que tirou a gula por doces da minha vida. São escolhas tão simples e fáceis que irão mudar a nossa vida. 

Não podemos esquecer que tudo isso caminha junto com:
  • Comer de 3 em 3 horas.
  • Reduzir a quantidade das porções
  • Beber bastante água ( 8 a 10 copos/dia)
Não existe fórmula infalível para emagrecer, se quisermos além de emagrecer e manter o novo peso, só nos resta a mudança de hábitos mesmo. Garanto a você que se fizer os 3 passos acima e incluir escolhas saudáveis na sua alimentação, com certeza irá perder peso.

       

O que seriam escolhas mais saudáveis?
No caso dos lanches, seriam: as frutas. Elas tem passagem livre nos VP e tem pontuação zero! A principio, voce pode comer frutas nos lanches e incluir até nas refeições principais. 
Para alguns, comer frutas é fácil, comemos junto com alguma coisa, é acompanhamento. Mas, agora temos que comer a fruta sozinha e só lanchar frutas. A ideia é fazer com que façamos isso. Um exemplo: Ao invés de comer um salgado no lanche, como  2 a 4 bananas para me deixar saciada. Ou meio abacaxi, 1/4 do melão e por ai vai...é mais saudável, lógico!
A primeira etapa é matar a fome  do lanche só com frutas e não precisar de outros alimentos industrializados para  fazer isso. Depois percebemos a quantidade de fruta que irá nos saciar, quanto de fruta fico saciada?

Vamos ter que experimentar, se comermos de 3 em 3 horas, nos lanches estaremos com fome, paro tudo que estou fazendo porque não aguento mesmo a fome: tenho que comer! hehe
As minhas frutas preferidas são:
  • Banana, mamão, manga, melão, abacaxi, maçã, pera, kiwi...
Se não me engano todas as frutas são zero propontos, com exceção  do abacate, agora já o suco de frutas tem pontuação. O negocio é comer a fruta!
 Ai gente, podemos fazer tanta coisa gostosa com frutas! Adoro banana com canela no microondas, já fiz maçã, pera e abacaxi rsrs.  São docinhos rápidos e super gostosos e saudáveis que quebram um galho danado naquelas horas... Até sorvete de banana podemos fazer, e é super gostoso...(receita aqui) O negócio é saber inventar e variar as frutas...

Depois de incluir as frutas realmente na nossa alimentação, percebemos que não precisamos de doces (digo por mim, pois eu era chocólatra! Como é bom dizer isso: EU ERA...kkk). Fiquei um tempo sem ter aquela necessidade louca que eu tinha antes, a fruta me saciava muito bem. Ai, percebi que não era bom para mim, até quando eu chegasse na minha manutenção, não poderia banir os doces da minha vida, afinal eu estaria em que mundo sem doces? Isso não existe! Tinha que aprender a conviver com eles, e comer moderadamente. 

Outra coisa importantíssima é: não é porque a fruta é zero, que só vou viver de frutas, um dos aprendizados é que qualquer exagero faz mal, estamos querendo aprender a nos controlar com a comida. A fruta não tem pontos, mas tem calorias e engorda, exagerar nas frutas fará uma diferença na balança. Então, o ideal é seguir as porções e tentar reduzir a quantidade até com as frutas. E também o nosso corpo precisa de energia, proteínas  carboidratos e fibras. Temos que balancear tudo isso!

A grande sacada se chama moderação! Acho que para tudo na nossa vida não é? rsrs

Beijokas

Ana.





2 comentários:

  1. Adorei o post. Realmente moderação é tudo, mas confesso que não me privo de comer frutas, apesar de conter calórias é melhor que doces e gorduras...aos poucos acredito que vamos no adaptando né?
    Bjs
    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lú! Com certeza, bem melhor comer frutas do que qualquer outra coisa! Quando bate uma fome louca então, vai frutas! O negocio é ao longo do tempo sabermos quantas vai nos saciar...E ser feliz comendo frutas! :)

      Excluir